25/10/2010

A VIRTUDE FUNDAMENTAL

Os cristãos, desde os tempos do apóstolo São Paulo, definem a fé com a primeira das três virtudes teologais, ou dons espirituais. As outras são a esperança e a caridade. Quem não consegue ter fé, não deve se desesperar. Ainda assim restam duas grandes virtudes a serem cultivadas. É sempre possível ter esperança e não deixar que ela nos abandone. Esperança é a capacidade de lutar frente aos problemas por acreditar que é melhor lutar do que se abandonar ao desespero.

A caridade é considerada por muitos a mais importante das virtudes que devemos desenvolver. Porém, ela não deve ser vazia de sentimento e é tanto mais valiosa quanto for fruto do amor. A caridade amorosa segue o mandamento fundamental de todas as religiões: amar ao próximo como a si mesmo. Este preceito valoriza tanto o amor aos outros como a importância da auto-estima. Para atingir esta graça, precisamos nos permitir ter o tempo necessário para prestar atenção aos outros. Assim cresce a capacidade de aquecer o coração com o amor.

Um comentário:

Zu disse...

Infelizmente não tenho fé religiosa. Só consigo acreditar em Darwin. A despeito disso, faço o que posso para ajudar o próximo.