14/09/2010

CORRER ATRÁS DA FELICIDADE

Há muitos anos, procurei um analista para repensar algumas questões de minha vida. Era minha terceira experiência de análise e escolhi um inglês de mais de 80 anos que morava em Los Angeles e que eu reputava como o melhor analista vivo. Durante mais de quatro anos desenvolvemos um trabalho que começou à distância – eu o visitava duas vezes por ano e nos víamos também quando ele vinha ao Brasil fazer palestras. Na medida em que a análise cresceu em importância para mim, tomei a decisão de me mudar com minha família para Los Angeles, para ter a possibilidade de uma terapia mais intensa. Foi um período de trabalho psicanalítico extremamente frutífero, que durou quase um ano e meio.

Quando decidi terminar a análise e voltar para o Brasil, me dei conta de que provavelmente jamais veria novamente o meu analista. Na última sessão que tivemos, eu estava consciente de que aquela seria a última vez que nos encontraríamos. Eu o apreciava enormemente e era muito grato pela imensa ajuda que ele me havia concedido. Assim, nossa despedida me deixou profundamente triste. Percebi então que havia uma diferença básica entre alegria e felicidade, ou entre tristeza e infelicidade. Ao mesmo tempo que eu estava triste por me despedir de meu amigo, eu havia feito essa escolha e sentia-me feliz com ela. Porém, não podia me impedir de ficar triste ante a possibilidade de nunca mais voltar a ver alguém a quem eu tanto estimava. Os dois sentimentos conviviam no meu coração.

Esta experiência me serviu para perceber que a felicidade não depende de detalhes ou circunstância, mas de uma deliberação pessoa. Aprendi que devemos nos exercitar em correr atrás da felicidade e transformá-la em um objetivo de vida.

2 comentários:

Marcia Frati disse...

O problema de algumas pessoas é que diante do primeiro obstáculo que encontram desistem de seus objetivos, oxalá essas pessoas pudessem ler este artigo. Um beijo no seu coração!

Luiz Alberto Py disse...

Oi, Marcia. Por favor, indique o blog a quem você acha que pode aproveitar.
Bjs.