26/01/2011

HERANÇA GENÉTICA

Desde de que o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) teve a genial intuição do processo de seleção natural, que determina a evolução das espécies, muitas pesquisas e reflexões têm sido acrescentadas ao seu pensamento original. Nos últimos quarenta anos um grupo de psicólogos se dedicou a construir as bases da Psicologia Evolucionista, que investiga o papel que a seleção natural desempenha no estabelecimento de características psicológicas dos seres humanos.

Descobriu-se que as características de comportamento, da mesma maneira que todas as outras qualidades dos seres vivos, são predominantemente herdadas e, portanto, determinadas por fatores genéticos.

Entre as valiosas conclusões que eles obtiveram duas se destacam. Uma é o reconhecimento de que grande parte das diferenças de conduta, de maneira de ser e de modo de pensar entre o homem e a mulher se deve aos diferentes papéis desempenhados por um e outro na reprodução. A outra é a importância da capacidade para a solidariedade na sobrevivência da espécie humana. Esta última evidencia a origem instintiva da generosidade e dos bons sentimentos.

Assim, aqueles comportamentos que facilitam a sobrevivência, como a capacidade de manter uma boa convivência, são selecionados através da procriação, e se propagam pelas sucessivas gerações. Estes dados ajudam a entender a origem dos conceitos morais.

Nenhum comentário: