24/01/2011

APOIO ESPIRITUAL

Uma situação particularmente difícil na vida de uma família ocorre quando uma doença grave atinge um de seus membros. A presença de familiares oferecendo apoio ao enfermo contribui para uma reação positiva frente à doença e favorece a possibilidade de restabelecimento. As estatísticas provam que as pessoas que melhor reagem a situações de enfermidade são aquelas que recebem o caminho de seus familiares.

Os tratamentos, por mais complicados e dolorosos que sejam, precisam ser encarados com uma serena esperança de que a evolução será a melhor possível. Nem sempre se consegue manter a calma em situações difíceis como essas, mas a firmeza de atitudes otimistas é de grande valia para quem está doente, pois serve para a pessoa não se deixar abater em sua luta contra a moléstia. Cuidados médicos adequados são essenciais e os profissionais da saúde merecem respeito e consideração na medida em que cumprem corretamente sua tarefa.

Uma das formas mais eficazes de apoiar a uma pessoa doente é a espiritualidade. Aqui, as estatísticas são claras ao relacionar apoio espiritual, principalmente através de orações ao restabelecimento dos enfermos. Não importa qual a religião. O que importa é a atitude de buscar ajuda e conforto em um plano que transcende o mundo material.

Nenhum comentário: