16/12/2010

VISÃO CRÍTICA

Nossas sensações nos enganam constantemente. Não devemos confiar cegamente nelas. É muito comum ouvir pessoas dizerem, avaliando um projeto, que estão sentindo que vai dar certo ou que vai dar errado, como se o fato de estar sentindo, por si só, fosse um argumento suficiente para saber o que vai acontecer. Quase sempre isto nos leva a errar. Para poder confiar em nossa intuição, é preciso examiná-la através da razão. Não basta intuir, é preciso pensar para ver se o que sentimos está correto.

Certa vez um amigo me telefonou do hospital onde havia se internado para uma pequena cirurgia e me disse que estava sentindo a presença da morte. Perguntei se ele era paranormal, se tinha capacidade de adivinhar o futuro. Ele disse que não. Respondi que então não havia razão para ele acreditar no que estava sentindo. Acalmou-se, no dia seguinte fez a cirurgia e teve alta logo depois sem problemas.

Da mesma maneira que meu amigo estava aceitando sua sensação da presença da morte, muitas vezes nós começamos a sentir alguma coisa e nos deixamos levar pelo que estamos sentindo, sem avaliar a credibilidade da nossa intuição. O mais sensato é refletir e desenvolver uma visão crítica sobre o que se passa em nossa alma.

Nenhum comentário: