08/12/2010

RECEITA PARA VIVER MELHOR

Precisamos ser capazes de conviver com o sofrimento e com todas as dificuldades que surgem em nossa vida sem perder o rumo da felicidade. Ser feliz é conseqüência da capacidade em superar os padecimentos e os fracassos e manter o coração intacto. A felicidade depende de nossa capacidade de suportar o infortúnio e manter a fé na vida e na natureza, sem nos abalarmos com as dificuldades pessoais. Existem diversas formas de definir felicidade, muitas delas corretas e úteis. O escritor gaúcho Érico Veríssimo, por exemplo, disse que “felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente”. Esta definição nos oferece uma ótima perspectiva: a possibilidade de entender nossa vida em um longo prazo e não apenas no dia a dia.

Tomando como ponto de partida a observação de Veríssimo, segue-se uma reflexão e uma receita para nos ajudar a melhor viver. Conseguimos o máximo de relaxamento para nossos olhos quando focalizamos paisagens distantes, principalmente as mais ligadas à natureza. Quando os olhos estão relaxados, nós também começamos a relaxar. Este fato pode nos estimular a aprender a olhar para nossos problemas como se eles estivessem distantes. Assim, podemos apreciá-los dentro do todo, e, desta forma, perceber a relação que tem com outros aspectos da vida. Além disso, se nos mantivermos com uma perspectiva suficientemente afastada, eles nos afetarão com menos intensidade.

Para sermos felizes convém nos despreocuparmos com nossa própria felicidade, amar os outros e nos dedicarmos a ajudá-los a serem felizes. Ser feliz com a felicidade dos outros é mais fácil – as pequenas coisas que os incomodam são vistas por nós dentro de uma perspectiva realista e adequada. E não precisamos ter medo de que as coisas acabem porque sempre haverá uma nova pessoa a quem poderemos nos dedicar.

Nenhum comentário: