12/11/2010

SUFOCANDO O PARCEIRO

É preciso ter cuidado para não sufocar a pessoa amada com nossa paixão. A palavra-chave é delicadeza. Quando nos aproximamos de alguém que está mexendo com nossos sentimentos, o importante é que o contato seja feito suavemente, sem que a gente invada e outra pessoa e inunde sua alma com nossa paixào. A melhor maneira de lidar com esta situação consiste em ficarmos atentos aos sentimentos dele e aprendermos a respeitá-los.

Ao amar alguém, devemos querer que ele se sinta bem ao nosso lado.
Quando, numa relação amorosa, um dos parceiros se sente sufocado pelo outro, isso quer dizer que o amor não está predominando. Em lugar dele, estào em cena, o ciúme, o eogísmo, a vaidade e a possessividade. Enquanto o amor impera, a relação é caracterizada pelo altruísmo, generosidade, humildade e respeito pelo parceiro. A confusão entre possessividade e amor é freqüente. Existe até um adesivo para se colocar no vidro do carro que diz: Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho. Quem acredita nessa palavras não aprendeu que o amor é doação, respeito, admiração e liberdade.

Se um parceiro mostra necessidade de controlar o outro, em geral é sinal que o outro deve cair fora,pois não há suficiente maturidade amorosa por parte do primeiro. Amor é o sentimento adulto e maduro de quem está consciente de que não pode ter a posse da pessoa amada. Uma relação evolui, melhora com o passar do tempo e dá frutos preciosos ao se fundamentar na igualdade entre os parceiros e não em cobranças nem na superioridade de um sobre o outro. A relação sadia se enriquece com trocas de carinhos, de idéias, de apoio e vive de respeito e admiração recíprocos.

Nenhum comentário: