04/11/2010

PALAVRAS PRÓXIMAS, SENTIDOS OPOSTOS

Uma das maneiras de melhorar nossa capacidade de pensar consiste em utilizar as palavras da forma mais precisa possível. A precisão com o vocabulário facilita a clareza do raciocínio. Um exercício útil para desenvolver tal exatidão consiste em observar as semelhanças e diferenças que existem entre palavras próximas, principalmente as sutilezas que separam os sinônimos. Estes costumam apresentar ligeiras porém importantes distinções em seus significados.

Costumamos usar as palavras “ordem” e “organização” como se fossem sinônimos, mas se pensarmos na origem delas vamos perceber uma rica diferença de significado. A palavra ordem está associada com ordenar, possui um tom de autoritarismo e de imobilidade, lembra um cemitério com os túmulos alinhados, cada um imóvel em seu lugar. Ou uma biblioteca onde os livros estão arrumados em fileiras, catalogados, prontos para serem utilizados. Precisam de alguém que os consulte que lhes dê vida. Organização se liga com organismo, algo vivo, dinâmico, lembrando interação, convivência. Ao arrumarmos nossa mesa de refeições, os objetos que usamos para trabalhar, nossa agenda de compromissos ou nossos pensamentos, poderemos perceber se estamos ordenando ou organizando as coisas com que estamos lidando. Elas podem estar apenas uma ao lado das outras, ou se relacionando entre si. Faz a maior diferença.

Às vezes usamos as palavras orgulho e vaidade como se fossem sinônimos. Mas existe uma importante diferença de significação entre um e outro termo. O sinônimo da palavra vaidade é soberba, um dos sete pecados capitais. Vaidade vem de vão, vazio, quer dizer “nada”. Orgulho está relacionado com a valorização, verdadeira ou falsa, de nossas conquistas e vitórias. Enquanto a vaidade se refere a aparências e falsidades o orgulho, embora tenha muito de individualismo e egoísmo, está associado ao brio e aos princípios e valores que orientam a vida das pessoas.

A palavra vaidade sempre se refere a um defeito, e dos piores que uma pessoa pode ter. A vaidade nasce da insegurança e da falta de confiança que alguém tem em si mesmo e que leva essas pessoas a engrandecer e exibir as coisas que possuem. São pessoas que, por não acreditarem nelas mesmas valorizam o que têm em vez de dar valor ao que são. Em geral, o orgulho está relacionado ao que a pessoa é, muito mais do que às suas posses. As pessoas têm orgulho do que são e vaidade pelo que tem.

3 comentários:

Ana Karina de Montreuil disse...

Adorei.
Mas por mais que tentemos achar a palavra certa homens e mulheres sempre vão ter uma interpretação diferente
Acho que por alguma razão desconhecida falamos linguas diferentes rsrsrs
Será uma boa ideia criar um dicionario para ajudar o entendimento entre sexo oposto ?
rsrs
Bjuuus p você

Luiz Alberto Py disse...

Olá Ana. Que bom ver você por aqui.
A mente masculina e a feminina funcionam de formas completamente diversas. Por isso, o sentido das palavras ditas por uns e outras frequentemente é bastante diverso.
Tenho escrito muito sobre este assunto dando exemplos de como os valores e princípios variam para cada sexo.
Qualquer hora vou colocar um texto aqui sobre isso.
Um beijo saudoso.

Luiz Alberto Py disse...

Na segunda feira próxima, dia 8, vou postar um texto sobre a questão homens X mulheres, ou melhor, machos X fêmeas... Bjs.