29/10/2010

O CAMINHO DO MESTRE

Muitas pessoas sonham com um companheiro ou companheira para a vida. Reclamam da solidão e sofrem por não achar alguém com quem partilhar seu destino. Relembram momentos em que tiveram um namoro que não foi adiante e lamentam os obstáculos que enfrentam para encontrar outra pessoa e tentar reiniciar o projeto de vida a dois. Por vezes se perguntam se existe algum motivo para que existam tantas dificuldades para se alcançar um objetivo aparentemente tão simples. Desconfiam que possa existir alguma informação secreta que lhes esteja faltando e que seja a causa do impedimento para chegar ao resultado desejado.

Para estas pessoas, talvez valha a pena focalizar duas idéias. A primeira se origina em um antigo provérbio indiano que diz: “Quando o discípulo está pronto o mestre aparece.” O sentido desta frase enfatiza que é importante a pessoa se dedicar ao aprimoramento em vez de sair à procura do professor que ela espera vá resolver suas dificuldades. Trazendo esta questão para o campo amoroso, pode-se pensar que em vez de se esperar ou procurar pelo príncipe ou pela princesa encantados, mais produtivo será se preparar para a eventualidade de surgir uma relação amorosa, desenvolvendo a capacidade de lidar com a possível relação a dois.

A outra idéia tem relação com a primeira e enfoca a questão de como devemos nos comportar para bem construir um relacionamento amoroso. Existem diversos aspectos que precisam ser levados em conta. Embora a motivação para o relacionamento seja atender nossos desejos e nossas necessidades, é importante que nunca percamos de vista os desejos e necessidades de nosso parceiro. Se nos dispusermos a cuidar da pessoa amada e a oferecer a ela não o que nos seja conveniente e melhor, mas sim o que ela deseje de nós e considere o melhor que temos para partilhar é que poderemos solidificar e fortalecer o relacionamento.

Nenhum comentário: