22/11/2010

O OUTONO DA PAIXÃO

Para os jovens, que ainda não tiveram tempo de alcançá-la, é útil aprender um pouco sobre a maturidade no amor. Os mais velhos, por terem mais vivência de desilusões amorosas, têm melhores condições para aprender a valorizar as maravilhas da paixão, sua raridade e preciosidade; e também para conviver melhor com os variados contratempos amorosos. As dificuldades sexuais tais como a impotência masculina e a frigidez da mulher, podem ser enfrentadas sem grandes angústias por serem experiências já vividas. Questões de infidelidade podem ser encaradas com mais tranqüilidade por já terem sido alvo da atenção das pessoas que têm mais tempo de vida. Mesmo que pessoalmente não tenham passado por esse tipo de dificuldade, certamente já viveram tais dramas através do sofrimento de amigos ou de parentes próximos.

Os altos e baixos da vida amorosa nos levam a sobressaltos que dificultam a possibilidade de saborear a presença da outra pessoa. Quem já passou por isso muitas vezes aprende a usufruir o lado positivo da relação sem se deixar abalar demais pelas dificuldades. Se tiverem amadurecido, os mais velhos já terão desenvolvido ao longo dos anos uma sabedoria que lhes permitirá fruir a paixão, o amor que dela se desenvolve e os frutos da relação. Evitarão o sentimento de urgência que marca as relações juvenis, a insegurança que dificulta e em alguns casos até impossibilita que se reconheça a beleza dos vaievém amorosos e o egoísmo e a inquietação que, por vezes, impedem um amor generoso e verdadeiro de crescer e frutificar. “Para melhor viver um grande amor é preferencial a calma dos mais velhos à impaciência dos jovens”.

Para melhor viver um grande amor é preferível a calma dos mais velhos à impaciência dos jovens. As pessoas maduras aprimoram sua capacidade de bem escolher o parceiro. Esta consiste na sabedoria de escolher não aquele que mais nos entusiasma, mas sim a pessoa que nos torna melhores. Este é nosso companheiro ideal. Não quem nos excita e seduz, mas quem nos engrandece, quem traz à tona o melhor de nós mesmos.

Nenhum comentário: