11/11/2010

CRENÇA NEGATIVA

Se você é dessas pessoas que “não acreditam” em sua capacidade ou gosta de alguém que se mostra descrente de si mesma preste atenção, pois tenho alguma coisa para comentar que lhe pode ser útil. Quando escuto dizer “não acredito que eu consiga...” a primeira idéia que me vem à cabeça é pensar como é que se pode não acreditar.

Acreditar é uma atitude religiosa, a gente acredita em Deus, em santos, em anjos, em determinada religião, acredita no céu e/ou no inferno. Mas acreditar que pode ou não pode fazer ou conseguir algo não faz sentido. Simplesmente porque não se trata de uma questão de crença, mas de experiência. A gente experimente e constata: posso ou não posso. Isto nada tem a ver com acreditar.

Além disso, a idéia de uma crença negativa é, no mínimo, estranha, pois crer é um ato positivo. O não crer, portanto, é transformar uma coisa positiva em negativa. Entre parêntesis, aqui vai uma sugestão que não tem muito a ver com o restante desta coluna: procure evitar a palavra “não” quando estiver conversando consigo mesma. Ela nos ajuda muito pouco, em geral.

Então, quando alguém fala que não acredita poder fazer, ou algo semelhante, está dizendo que não está se dispondo a experimentar, a testar sua capacidade, preferindo negar que tal capacidade exista, ou seja, possível de ser conseguida em vez de arregaçar as mangas e procurar verificar a realidade de seu potencial. É uma afirmação gratuita que não está apoiada em fatos, mas em medo de progredir, de mudar para melhor. Está claro que é uma atitude negativa que resulta sempre em frustração e sentimento de fracasso.

Para isto existe um ótimo remédio. Renunciar a afirmar crenças que podem ser substituídas por experiências, veja bem: onde a experiência pode acontecer não deve existir lugar para a crença. E você deve preparar o espírito para as possibilidades de conviver com o fracasso. A única maneira de se alcançar o sucesso é se acostumando com os eventuais e inevitáveis fracassos até que, com a sua insistência, o sucesso tenha possibilidade de nascer. E aí, é correr para o abraço e comemorar. Uma última palavra – comemore sempre, comemore tudo porque comemorar é ampliar o sabor da vitória.

2 comentários:

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Caríssimo:
Vim aqui para me tornar sua 'seguidora' (acabei de descobrir seu blog graças ao Facebook), e li esse texto, aleatóriamente.
QUE BOM!
Fiquei emocionadíssima, e voltarei já já para ler mais.
Fiquei triste porque só vi agora seu lançamento na Argumento; outros, muitos outros lançamentos virão.
PARABÉNS! ABRAÇÃO!

Luiz Alberto Py disse...

Bem vinda, Christina. Agradeço seus parabéns. O lançamento já passou, mas o livro se encontra nas livrarias...
Espero que você dê uma olhada nele e que se gostar, leve-o. E se achar mesmo bom, recomende-o.
Sugiro o livro também como presente de Natal, por ter um preço muito acessível. Afinal, o que mais a gente quer quando publica um livro é que ele seja bastante lido.
Abraços