07/09/2010

OS 10 MANDAMENTOS DA LONGEVIDADE

1. Tenha uma atitude positiva na vida e em relação à idade: não considere sua idade uma limitação. A maneira como uma pessoa se posiciona com relação ao envelhecimento é a chave para a sua capacidade de desenvolver-se. Frequentemente, pessoas mais velhas tem oportunidades e possibilidades vantajosas que podem não ter tido quando mais jovens.

2. Conheça e utilize bem o seu potencial genético: a grande maioria das pessoas tem genes que lhes permitem viver pelo menos 85 anos. Tire vantagens desses genes, não os frustre. Práticas de boa saúde o ajudarão a compensar pelo menos algumas das diferenças genéticas entre você e os centenários e a maximizar a porção da sua vida sem doença.

3. Mexa-se; seu corpo precisa de exercícios: coloque como prioridade manter o peso adequado e um bom preparo físico. A longo prazo é a estratégia mais eficaz para quem quer se tornar um centenário. Para todas as idades, o treinamento de resistência se torna cada vez mais importante na manutenção da força e dos músculos. Além disso, o tecido muscular aumenta a queima de gordura. A prática de exercício reduz o risco de doenças do coração e aumenta acentuadamente o bem estar.

4. Use seu cérebro: crie novos desafios. Mantenha sua mente em funcionamento, com novas e diferentes atividades para exercitar as diversas partes do cérebro. Tire vantagem de oportunidades e possibilidades que podem não ter existido antes, tais como uma segunda carreira, atividades voluntárias, instrução musical, cursos variados, escrever ou viajar.

5. Tenha um alimentação saudável: enfatize as frutas e vegetais (legumes, verduras e grãos) na sua alimentação e diminua o consumo de carne, gorduras saturadas e hidrogenadas, e doces. Como moderadamente para evitar a obesidade. Se necessário, suplemente sua alimentação com os antioxidantes vitamina E e selênio.

6. Livre-se do estresse: aprenda a lidar com ele. A vivacidade do seu cérebro e sua longevidade vão depender de quão bem você administra suas tensões. Aprenda a relaxar e a viver em paz. Bom humor, meditação, tai-chi, ioga, exercícios, dança, contato com a natureza e otimismo são algumas das maneiras de minimizar o estresse.

7. Eleve-se fazendo algo de bom para os outros: dedique-se a dar uma contribuição à sociedade. Sinta que está fazendo algo positivo para a coletividade em alguma atividade sua.

8. Nunca se aposente: mude de carreira, faça alguma coisa diferente, “curta” a vida, mas nunca se aposente. Continue a fazer planos e a se empenhar para realizá-los. Não abra mão de seus sonhos. Se necessário modifique-os, adaptando-os a uma nova realidade, mas não desista deles.

9. Mantenha viva a sua espiritualidade: a conexão com o espiritual faz parte da essência humana. As pesquisas têm demonstrado que vive mais e melhor quem ora, quem tem uma religião ou vive uma vida orientada pelo sentimento de que existe algo que transcende a vida.

10. Aprenda a perdoar: aprenda a ser tolerante para com o próximo. Todos temos defeitos, problemas e dificuldades. Abra seu coração para o amor, para as pessoas e para a vida. Lembre-se de que o amor é que o destino verdadeiro....mais vale quem a amar madruga do que quem outro verbo conjuga.

5 comentários:

Zulma disse...

Legal Dr. Py. Duro é seguir todas essas regrinhas...
Abs.

Zulma disse...

O mais difícil para mim é a alimentação. Adoro doces, massas etc...Como não tenho propensão a engordar, acabo sempre abusando.
O ideal seria uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Luiz Alberto Py disse...

Você pode estar certa de que aos poucos, sem se exigir demais, a gente se acostuma a uma alimentação mais saudável e a melhores hábitos de vida.

Angela disse...

Sabios conselhos que a sabedoria dos anos vai aperfeiçoando e também permitindo a quem os ouve ou lê, saber apreciar.
Me fez lembrar de uma frase que gosto muito e que esta presente na minha estante de maneira a sempre olhar para ela :
"Ton devoir réel est de sauver ton rêve" Amedeo Modigliani

Eu me esforço sempre de preservar os meus !!!!

Luiz Alberto Py disse...

Oi, Angela. Pena que o Modigliani viveu tão pouco e não teve tempo de amadurecer seus sonhos, embora nos tenha legado uma preciosa herança de arte.
Outra coisa, não basta preservar nossos sonhos, é preciso transformá-los em realidade. Para transformar um sonho em projeto basta colocar uma data nele. E a partir daí ele vai se tornar real.
Saudações.