20/09/2010

Minha declaração de voto.

Para presidente meu voto vai para a Marina. O projeto petista de poder me soa antidemocrático. Há uma confusão propositada entre governo e Estado com a conseqüente e incorreta ocupação de cargos de natureza técnica por políticos, o que se costuma chamar de “aparelhamento” do Estado.

Entre o estado grande, inchado e pouco competente administrativamente e um estado menor, menos dispendioso, enxuto com função de fiscalização e controle – tarefas que o estado cumpre muito bem – prefiro este segundo, que é proposto pela atual oposição (tanto Serra quanto Marina). Para alcançar um segundo turno, é indiferente o voto em qualquer dos candidatos exceto Dilma. Fico com Marina por acreditar que seu programa de governo é mais adequado às necessidades de nosso país.

Uma observação a mais. O grande escritor Nelson Rodrigues disse, certa vez: “O MUNDO SERÁ COMANDADO PELOS IDIOTAS, POR UMA SIMPLES QUESTÃO DE MAIORIA".

De fato, em nome da (e nomeado pela) maioria dos brasileiros, um punhado de petistas – de fato, um grande punhado, mais de cem mil – aparelhou o Estado (substituindo, no funcionamento do Estado, técnicos capazes por correligionários, amigos e parentes, geralmente incompetentes e desonestos). Assim eles se locupletam e deixam uma pequena esmola para os infelizes que, saciados em algumas poucas de suas necessidades básicas, votam cegamente em seus aparentes benfeitores.

Perguntem-se o que realmente foi feito em termos de se proporcionar educação, saúde, saneamento básico e segurança pública para esses milhões de destituídos. Em compensação, a ganância dos que empalmaram o poder e de seus familiares é assustadora. “Nunca antes neste país” se roubou tanto e tão descaradamente. E olhe que temos uma vasta tradição de cleptocracia. A meu ver, temos um governo de uma minoria, idiota como sempre, que com o habitual pretexto de ser a favor da maioria de necessitados usa e abusa de truques infames para se manter no poder.

Penso que o que NR quis dizer é que a maioria idiota elege os safados, no fundo também idiotas, para governarem mal e porcamente pensando em seus mesquinhos interesses pessoais sem realmente se importarem em investir para ajudar o povo a se instruir (educação de verdade! – pensem nos motivos que fizeram Cristovão Buarque se afastar do Governo). Não manifestam a mínima preocupação para que se tenha um país onde haja assistência médica, saneamento básico,condições de mínimas de higiene e segurança pública para os mais pobres. Temos um país que com a complacência, para não dizer cumplicidade, do PT continua cada vez mais governando para os mais ricos. Basta notar o apoio discreto mas sólido da FEBRABAN e das industrias e associações comerciais à candidatura Dilma.

Para governador, Gabeira. Vamos fazer de conta que não conhecemos a folha corrida de desonestidades de Cabral. Mas pensemos apenas na propaganda política enganosa que assistimos diariamente. Fazer UPPs é ótimo, grande conquista, mas basta isto para mais quatro anos de roubalheira, inatividade e incompetência? Por que não dar uma oportunidade ao Gabeira? Continuo amanhã.

2 comentários:

Luiz Eduardo Amaral disse...

Prezado Doutor Py,

Para governador do Rio, vamos votar no mesmo candidato. Concordo plenamente com o sr. quanto às qualidades, às idéias sólidas e ao caráter do Gabeira, e qunto á desfaçatez do seu principl adversário, o Cabral.

Já para presidente (ou presidentA) vou votar na Dilma. Acho que os 8 anos do governo Lula, dos quais Marina participou em boa parte defendendo honradamente o meio ambiente, não foram perfeitos, mas uma de suas principais virtudes foi acreditar no Brasil, colocar o país num caminho autônomo, defendendo seus próprios interesses e do gupo dos países em desenvolvimento. Bem diferente dos governos anteriores pós-ditadura (Collor, Itamar, FHC), que se alinhavam automaticamente aos EUA, potência nitidamente decadente e imperialista. E que fizeram do Brasil uma colônia de bons negócios para estrangeiros, drenando nossa riqueza.
Com tristeza vi, como muitos, Lula e o PT se aliarem a forças retrógadas e oportunistas, buscando viabilizar sua vitória e depois governabilidade. Mas que fazer? Esta é a democracia, construída lentamente, nos corações e mentes das pessoas. Cabe a nós repudiar a corrupção que começa no dia-a-dia, com o guarda de trânsito, o fiscal, e que vai subindo aos altos escalões. Reformar nossas instituições públicas. E melhorar a representação política e governamental, acabando com a gaiola de vidro de mordomias e privilégios que o status quo fabrica para os eleitos em todos os níveis.

Luiz Alberto Py disse...

Presidenta não existe. A gente não fala em minha agenta de viagens, por exemplo.
Alinhamento automático com os EUA também não existe há muito tempo.
Drenagem de nossa riqueza também não existe. Um pequeno exesmplo: a Vale, enquanto foi administrada pelo governo como uma "riqueza" nossa, deu um lucro pífio e foi vendida por uma merreca. Hoje o governo é o grande dono da maioria das ações da empresa, recebe altos dividendos, uma enormidade de impostos e a administração é competente e sem roubalheiras. Certamente a Petrobrás estaria bem melhor se mão houvesse interferencia política (PMDB, principalmente!)e nós todos estariamos lucrando mais do que presos à ilusão de que uma empresa é nossa quando administrada (sempre com roubo e incompetência) pelo governo, qualquer que seja ele. Ela é nossa quando o governo possui uma boa parcela das ações, recebe impostos e a maioria dos trabalhadores dela são brasileiros. O problema com o PT foi que se elegeram com a promessa de ética e o que vimos foi dinheiro na cueca etc. A forma truculenta como o Lula se envolve com a eleição é assustadora.
Ele acha que vai entrar para a história como o presidente que elegeu o sucessor, mas acho que a biografia dele ficará manchada pela falta de compostura com que tem atuado no processo eleitoral.