03/09/2010

ENCONTRANDO A PESSOA CERTA

Muitas mulheres deixaram de acreditar no amor porque não conseguiram encontrar o príncipe encantado. Vários homens vivem amargurados porque não acharam a mulher perfeita. Essas tristes situações são fruto de um fenômeno muito comum: a idealização amorosa. Quando você cria, em sua mente, a figura de um parceiro ideal, corre o risco de fechar os olhos para a realidade e acaba não percebendo que bem ao seu lado pode estar o companheiro da sua vida.

Para não ser vítima da idealização, você precisa, em primeiro lugar, valorizar características realmente fundamentais. Qualidades morais como firmeza de caráter, inteligência e solidariedade são certamente muito mais importantes do que a aparência física. É necessário saber claramente o que se quer para não criar uma ilusão efêmera que em pouco tempo se desfaz. Antes de procurar um namorado com as característica que você julga ideais, pare um minuto e se pergunte se essas características são realmente importantes. É muito triste lutar para conquistar alguma coisa, consegui-la, e só então perceber que não era nada daquilo que você queria.

Só há uma maneira de não se enganar: vá com calma, não adianta ter pressa em realizar o seu sonho. Saber escolher a pessoa certa é uma arte que precisa ser aprendida. Observe com cuidado seus pretendentes, tentando ler nas entrelinhas, ou seja, tentando ver aspectos da personalidade que não são imediatamente aparentes. Não se deixe levar pela primeira impressão e pela vontade de encontrar logo alguém. Procure uma pessoa com quem você possa interagir plenamente, e não uma que apenas ocupe um espaço vazio.

Por outro lado, lembre-se de que várias vezes vale a pena arriscar. Muitos namoros que se iniciam de forma despretensiosa, sem grandes expectativas, acabam evoluindo para um casamento feliz e duradouro. Posso afirmar baseado nas minhas próprias experiências que não existem almas gêmeas. O amor é algo que se renova e se aprimora dia a dia, nenhuma relação já começa pronta. Muito mais importante que achar a pessoa perfeita é procurar construir uma relação baseada no amor, na tolerância e no respeito mútuo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom acredito que por experiências que tivemos, diversas vezes quando começamos outro relacionamento temos medo de mergulhar na relação.Ou quando resolvemos arriscar isso nos enche de medos,inseguranças,possessividade,e por ai vai....
Digo por experiência própria entrei num relacionamente que eu tentei evitar,mas com o tempo me entreguei porque a pessoa sempree fez tudo por mim.Só que com o passar do tempo inseguranças apareceram e eu desconfie por inúmeras vezes da mesma e me tornei possessiva e isto fez com que essa pessoa se magoasse muito comigo.
Gostaria de saber oque fazer para acabar com desconfianças,dosar minha possessividade para não perder meu grande amor.Que tipo de ajuda devo procurar?

Luiz Alberto Py disse...

A atitude que você descreve é pouco saudável e atrapalha muito o desenvolver de uma relação positiva. Desconfianças e possessividade são comportamentos que destroem qualquer relacionamento, por melhor que este poderia ser. Sugiro que você procure ler a parte que escrevi sobre este assunto em meu livro "Saber amar", publicado pela Editora Rocco. Se tiver dificuldade em encontrar o livro, pode encomendar comigo, de preferência escrevendo para meu email: luiz@albertopy.com.br
Boa Sorte, um abraço.