02/09/2010

O CUIDADO DE SI

Em toda viagem de avião antes da decolagem um comissário de bordo lê, para os passageiros, instruções sobre como proceder em caso de acidentes. Ele avisa que se houver despressurização da cabine cairão máscaras de oxigênio do teto e instrui os passageiros a pegar a mais próxima e colocá-la no rosto. E enfatiza que se alguma pessoa precisar de ajuda devemos, antes, colocar a nossa máscara para depois ajudar o outro. Existem duas razões para esta advertência,. A primeira é de ordem prática: uma pessoa precisa ter com sua necessidade atendida para ter serenidade para ajudar outra pessoa. A segunda é psicológica: muitas pessoas ficam tão ansiosas por ajudar os outros que se esquecem de suas próprias necessidades.

Freqüentemente, vemos pessoas que se esquecem da importância de cuidarem de si por se sentirem na obrigação de darem, a qualquer custo, atenção aos outros, principalmente pelo receio de serem acusados de egoísmo. Na verdade, é muito comum ver este tipo de cobrança. Filhos que se queixam de que seus pais não se sacrificam, ou pais reclamando da pouca ajuda de seus filhos. Atrás de uma acusação de egoísmo, em geral vemos uma pessoa irritada por não ter seu próprio egoísmo atendido.

É preciso que se compreenda que cuidar bem de si, antes de ser egoísmo é uma manifestação de auto-estima; uma postura natural. Podemos observar em todos os animais uma atitude de cuidado e apreço, para consigo mesmo em primeiro lugar, para com sua prole em seguida e também para com os demais elementos de sua espécie. E, finalmente, podemos perceber neles o respeito pela natureza através de uma instintiva proteção. É desejável que, paralelamente às manifestações de interesse pelas pessoas amadas, cada um de nós, seres humanos, deixe espaço para atitudes de cuidado para consigo. Se uma pessoa adulta não cuida de si mesma, ninguém mais irá cuidar dela. A auto-estima é fundamental para a saúde mental.

Nenhum comentário: