20/08/2010

QUANDO O DISCÍPULO ESTÁ PRONTO, O MESTRE APARECE

Muitas pessoas sonham com um companheiro para compartilhar as alegrias e dividir as tristezas da vida. Não é nada fácil viver sozinho. Às vezes, depois de um longo período sem ninguém, a pessoa pode ficar angustiada, achando que talvez exista algum motivo oculto que a esteja impedindo de finalmente encontrar o amor.

Se essa é sua situação, gostaria de dar duas idéias que ofereço sempre e que podem ajudar bastante a vencer a solidão. A primeira se resume em um antigo provérbio indiano que diz: “Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece.” O sentido desta frase é simples: você deve dedicar-se à preparação pessoal antes de sair à procura de um professor para resolver suas dificuldades. Trazendo este conselho para o campo amoroso, sugiro que você pare de ir atrás de um príncipe encantado e comece a se preparar para a eventualidade de uma relação amorosa surgir espontaneamente.

A segunda sugestão diz respeito à maneira mais efetiva de você se preparar para um relacionamento. Ao contrário do que muita gente pensa, não adianta nada cuidar apenas da aparência física. É claro que é bom estar em forma, mas isso está longe de ser o mais importante. O elemento verdadeiramente fundamental da preparação para o amor é desenvolver a auto-aceitação e a auto-estima.

Quem está bem consigo mesmo fica centrado, alegre e bem-disposto, irradiando energia para todos os cantos. Uma pessoa assim é naturalmente um pólo de atração. Você verá que, se estiver bem consigo mesmo, todos perceberão sua energia e se aproximarão de você. O amor atrai o amor. Parece óbvio mas não é, pois muita gente continua achando que tristeza, frustração, carência afetiva e fraqueza atraem o amor. Tais sentimentos atraem, na melhor das hipóteses, compaixão. Você não quer que os outros tenham pena de você, quer? Então, pare de ter pena de si mesmo e comece agora mesmo a desenvolver seu amor-próprio.

2 comentários:

GINA disse...

"O elemento verdadeiramente fundamental da preparação para o amor é desenvolver a auto-aceitação e a auto-estima."
Olá, Py. Que prazer falar contigo.
Estou precisando mesmo trabalhar minha auto-estima para viver um novo amor. Passei por uma decepção daquelas que nos levam ao fundo do poço. Se eu não me livrar da horrível sensação que fica quando somos substituídos, vou enloquecer.Sei que o tempo se encarrega de consertar os estragos,afinal tudo passa mas demora tanto.
Suas palavras trouxeram forças. Bjs.

Luiz Alberto Py disse...

Oi, Gina.
Acabei de entregar meu novo livro para a Editora Rocco e deve ser publicado em novembro. Estou contando isto porque o primeiro capítulo do livro é exatamente sobre autoestima. O livro se chama "Amor e superação - como enfrentar perdas e viver lutos". Quando for publicado avisarei aqui no blog para todo mundo. Vai haver lançamento no Rio com noite de autógrafos. Até lá lembre-se sempre de que tudo passa, demora mas passa. E pense que você não merece isso, ninguém merece.
Bjs.
Py