23/08/2010

A CORRIDA DO LEÃO

Pequenas histórias podem conter ensinamentos que nos valem para toda a vida. Costumo colecionar anedotas que transmitem maneiras diferentes ou novas idéias para analisar antigos problemas. Uma das minhas prediletas conta de dois homens que estavam participando juntos de uma excursão pela África. Eles se perderam de seu grupo e resolveram tomar um banho de rio. Ao saírem da água se viram cercados por um leão. Um deles, rapidamente, começou a calçar seu par de tênis, enquanto o outro, desanimado, caçoava dele dizendo: “Você é trouxa, pensa que basta usar um par de tênis para correr mais do que o leão?” Ao que o outro respondeu: “Eu não preciso correr mais do que ele, basta correr mais do que você”.

A graça dessa cruel história está, em primeiro lugar, na surpresa que nos causa a resposta do mais esperto. A gente ri por não ter um raciocínio tão óbvio e não ter conseguido avaliar a situação com a necessária clareza. E a piada nos dá a possibilidade de pensar que há necessidade de se saber quem é nosso real adversário. No caso, embora a ameaça viesse do leão, o real empenho pela sobrevivência não estava em brigar com o leão, mas em correr mais do que o companheiro.

3 comentários:

Angela disse...

Tenho acompanhado daqui de longe seus posts, muito interessantes.Além do que, de bom tamanho para leitura quotidiana. Sucesso para seu blog !
Abraços Angela

luiz alberto py disse...

Fico contente em saber que estou sendo lido na França. Pretendo passar por aí no próximo ano e espero ter a oportunidade de ver você. Beijos.

Angela disse...

Gostamos muito de ter pessoas amigas por aqui. Avise com certa antecedência ... pois agora temos estado muito por ai também !!!
beijos