27/07/2010

CONTROLANDO O CIÚME

Um dos maiores desafios para a construção de uma relação amorosa saudável e madura é o ciúme. Não adianta negar, todos os seres humanos sentem ciúme, trata-se de uma emoção instintiva e natural, também comum nos animais. Aliás, esse sentimento destrutivo está presente em vários tipos de relacionamento, não apenas nos amorosos. Podem-se observar manifestações de ciúme entre professores e alunos, entre chefes e subalternos e entre pais e filhos, só para citar alguns exemplos.

Para começo de conversa, é bom deixar claro que o ciúme não provém do amor, mas da possessividade. Quando numa relação amorosa um dos parceiros sufoca o outro, isso significa que o amor não está prodominando. Quero frisar esse ponto pois a confusão entre possessividade e amor é muito comum. Tenho visto em adesivos colados em vidros de carros, a frase: “Não tenho tudo o que amo, mas amo tudo o que tenho.” Quem acredita nessas palavras não aprendeu que o amor é doação, respeito, admiração e liberdade.

Caso seu parceiro manifeste a necessidade de controlar você, isso é sinal de que chegou a hora de repensar a relação. O controle e as cobranças são opostos à confiança. Uma relação que evolui se caracteriza pela igualdade entre os parceiros e pela confiança. O amor só é possível onde existe respeito recíproco.

Vários namoros são sobrecarregados pelo ciúme desde o começo, principalmente entre os jovens. Isto se explica pela insegurança e pelo medo de perder o outro. Aparentemente, não faz sentido ter medo de perder alguém que pouco tempo antes não significava nada, mas para pessoas inseguras, de baixa auto-estima, conseguir um namorado é uma vitória e uma evidência do valor pessoal. Significa que a pessoa tem a capacidade de atrair um parceiro. Esta situação emocionalmente confortável é muito instável e só pode ser mantida se o parceiro não desistir da relação. É justamente essa insegurança que faz o ciúme brotar e crescer. O que o ciumento não vê, é que em sua ânsia de proteger a relação, acaba sufocando-a e matando-a logo no nascedouro. O ciúme, portanto, é simplesmente isso: baixa auto-estima e insegurança gerando uma perniciosa desconfiança.

Com isso em mente, fica claro que tentar controlar o outro é inútil. Por mais que o ciumento tente, nunca poderá saber tudo o que se passa com o parceiro. Proibir o namorado de sair com os amigos ou ir a uma festa não adianta nada, só desgasta o relacionamento. Evidentemente, o problema só pode ser resolvido melhorando a auto-estima. Por mais que você sinta ciúme, não extravase esse sentimento pois, ao invés de preservar, estará envenenando seu namoro. É extremamente desrespeitoso lançar sobre o parceiro a suspeita de que ele esteja lhe traindo. A mais importante prova de amor é, justamente, respeito e confiança. Quem respeita e confia não tem direito de duvidar do parceiro sem um motivo muito sério.

Nenhum comentário: