28/07/2010

APRENDENDO A AMAR

O namoro é a fase inicial do relacionamento, um período de experiência no qual um casal começa a se conhecer. Insisto sempre em salientar que não existe a obrigação de dar certo, aliás, o mais provável é que não dê certo. Raramente o primeiro namoro evolui para casamento, mais raro ainda é esse eventual casamento vingar.

Muito embora a maioria dos namoros se desgaste e acabe, sempre vale a pena namorar. Além de ser bom, você aprende muito com cada relação e ganha experiência. No futuro, quando seu verdadeiro amor aparecer, a experiência acumulada em namoros anteriores será fundamental para que você seja capaz de reconhecer a importância desta pessoa na sua vida, começando, assim, um relacionamento sólido e duradouro.

Apesar de não haver nenhuma fórmula mágica, existem algumas dicas importantes para começar um namoro de forma positiva. A primeira coisa que você precisa ter em mente é que não há como amar sem desenvolver a auto-estima. Pense sempre nos interesses do seu parceiro e certifique-se de que ele pensa nos seus interesses. Amar consiste em fazer a pessoa amada feliz. É importante também não cultivar falsas expectativas, um namoro é apenas um namoro, portanto não deve ser sobrecarregado com cobranças excessivas.

Costumo dizer que o amor alimenta o amor. Quanto mais você se sente amado por uma pessoa, mais estimulado ficará em amá-la; quanto mais amar uma pessoa, mais ela se sentirá estimulada a te amar. Mas, tome cuidado, não se deve manifestar amor sem perceber uma receptividade e uma troca. O amor só alimenta o amor quando o sentimento for verdadeiro e recíproco. Amar sozinho, sem ser correspondido, é prejudicial a sua auto-estima. Para que uma relação possa realmente evoluir, é preciso que ambos se engajem, senão fica estagnada e acaba.

Nenhum comentário: