24/09/2012

Conseguir ou não

Certa vez, percebi uma coisa muito curiosa conversando com um cliente. Em determinado momento ele falou, referindo-se a um desafio em sua vida: “Eu não consegui, eu não consigo!” Eu respondi: “Espera aí, eu não consigo é uma coisa, eu não consegui é outra! Quando você diz ‘Eu não consigo’ está dizendo que acredita não ser capaz de conseguir. Quando você diz ‘Eu não consegui’, está abrindo espaço para a expectativa de poder vir a conseguir.” Essas sutilezas são importantes, a psicanálise lida exatamente com isso, com o poder a vir a conseguir, quer dizer, poder melhorar. Creio firmemente que sempre podemos melhorar um pouco, sempre há um lugar para a gente melhorar alguma coisa a cada dia e acho que é nisso devemos investir. (Este parágrafo foi extraído de uma entrevista que fiz com Roberto D’Ávila em 2002 e recentemente publicada no site www.vyaestelar.com.br.)

Nenhum comentário: