14/01/2011

TORNAR-SE ADULTO

O processo de crescimento nos conduz, aos poucos, a tomar conta de nós mesmos. A criança vai aprendendo com seus pais e com as outras pessoas que cuidam conta dela. Trata-se de um lento e longo aprendizado cuja finalidade é se tornar capaz de cuidar de si mesmo tão bem ou melhor que seu pai e sua mãe o fariam. Isto significa tornar-se adulto.

Nessa evolução, muitas idéias equivocadas vão sendo ensinadas e absorvidas. Algumas nós percebemos e corrigimos, outras permanecem como se fossem corretas e influenciam nossas ações e decisões. O problema é saber como nos livrar de idéias equivocadas se nem sabemos que elas existem e quais são.

É importante nos habituarmos a observar detalhadamente nossas idéias e nossos comportamentos para perceber o que precisa ser modificado. Na roda viva da vida adulta é difícil sobrar tempo para esta atividade, mas se nos conscientizarmos dela, teremos a oportunidade de aproveitar cada ocasião para observar e questionar. Dessa forma, perceberemos nossas deficiências e as corrigiremos gradativamente. Sempre podemos melhorar um pouco a cada dia e ao longo do tempo pequenas mudanças acabam se tornando grandes modificações.

Nenhum comentário: