22/12/2010

VIVER A BÊNÇÃO

A noção de que um grande amor nos facilita a conquista da felicidade é um equívoco muito divulgado, como nas histórias infantis sobre príncipes que depois de muitas peripécias conquistavam princesas e se casavam no clássico final "... e foram felizes para sempre!" Existe um conceito amplamente difundido que associa perversamente felicidade com sucesso. Este equívoco é frustrante pois cria obstáculos ao sentimento de felicidade.

Uma das causas mais freqüentes desta vinculação entre realização e felicidade consiste na atitude que os pais adotam com os filhos ao dizerem que condicionam seu amor por eles ao comportamento deles. É comum ouvirmos os pais falarem que gostam dos filhos quando eles fazem tal ou qual coisa ou tiram notas altas no colégio ou, inversamente, afirmarem: "não gosto de você quando age desta forma". Já que, para a criança, o amor dos pais é o valor mais próximo de felicidade, facilmente se estabelece a associação entre obter resultados e ser feliz. No momento em que associamos realização pessoal ou sucesso com felicidade, simplesmente colocamos nossa felicidade no futuro, pois a realização e o sucesso estão, por princípio, localizadas em nosso porvir. Uma vez que se diga: "eu serei feliz quando...", ou "no dia em que eu conseguir... então serei feliz", estamos colocando nossa felicidade fora do alcance do momento presente e nos proibindo de nos sentirmos felizes enquanto não obtivermos o sucesso proposto. Pensar a felicidade como uma espécie de recompensa por sucessos obtidos desloca-a do nosso presente e a transforma num conceito.

Na verdade, a felicidade só existe no presente. Se nos permitirmos viver cada momento de nossa existência atentos à milagrosa benção que nos foi concedida, a felicidade estará sempre conosco, independente das pompas e das realizações. E a alegria de eventuais sucessos será apenas um ingrediente a mais de numa vida plena e feliz.

2 comentários:

angica disse...

D.Py
Tudo que eu precisava no momento,li nesta postagem....Exerc´cio para hoje: viver o hoje!!!!
Sou abençoada,o que me falta e um pouco de gratidão comigo mesma e abandonar o passado, tanto o bom quanto o ruim.....vou conseguir..abraços e boas festas.angela

angica disse...

Amei o post de hoje...é tuuuudo que precisava ler....obrigada e feliz natal