27/12/2010

OLHANDO DE OUTRO ÂNGULO

Os sonhos sempre foram um enigmático desafio. A idéia mais antiga sobre eles é de que seriam uma fonte de informação sobre o futuro. A sabedoria popular registra grande quantidade de interpretações de sonhos, geralmente tentando prever os acontecimentos. Por outro lado, a tradição deu à palavra sonho o significado de desejo longamente acalentado. Ou seja, há séculos já havia uma percepção de que sonhar significa manifestar um desejo.

Foi Sigmund Freud, o criador da psicanálise, que desenvolveu uma visão mais científica acerca da interpretação dos sonhos, baseado no princípio de se entender todo sonho como uma realização de um desejo. A partir daí, o sonho é interpretado como a manifestação dos anseios do sonhador. Muitos sonhos são facilmente entendidos de acordo com esta idéia, principalmente sonhos agradáveis. Quanto aos pesadelos, Freud sugere que sejam fruto de sentimentos de culpa, que levam o indivíduo a se punir sofrendo sonhos dolorosos.

Os sonhos podem nos ajudar a perceber a realidade de um ponto de vista, diferente daquele que usamos habitualmente. É como a possibilidade de se olhar de um outro ângulo o caminho que estamos percorrendo, como se estivéssemos, por exemplo, olhando de um helicóptero. Uma visão diferente: a visão dos pássaros. Uma segunda visão pode nos ajudar a escolher alternativas e tomar decisões.

Os sonhos também funcionam como organizadores dos pensamentos e idéias. É famosa a narrativa do químico Kekulé sobre como vislumbrou a estrutura do anel de benzeno, descoberta de crucial importância para a evolução da química no fim do século dezenove. O modelo de átomo ainda hoje em uso, foi criado pelo físico Niels Bohr também a partir de um sonho que teve quando pesquisava o assunto. Diversos outros cientistas e vários artistas falam da importância dos sonhos como canalizadores de sua produção. Muitas vezes a razão reprime as idéias inovadoras que estão a ponto de brotar e é durante o sono, quando afrouxa a repressão provocada pela autocrítica, que conseguimos expressar nossas idéias mais ousadas e criativas. Vale a pena prestar atenção aos sonhos pois eles são uma fonte de conhecimento sobre si mesmo.

Finalmente, os sonhos são o alimento da alma. Não devemos nunca abandoná-los. É dos sonhos que nascem todos os projetos e construções humanas. Precisamos permitir que nossos sonhos enriqueçam nossa vida e nos estimulem a concentrar nossas energias em nossos projetos.

Nenhum comentário: