15/10/2010

A VIDA JUSTA

Acreditar que algumas pessoas nascem com estrela é uma tentativa medíocre de justificar a preguiça para melhorar, evoluir, crescer e se aprimorar. Estrela, sucesso e realização são frutos de trabalho árduo. Se alguém acha a vida injusta, deve tomar cuidado. Somos nós, e não a vida, que temos que ser justos. Não há nada que comprove a idéia muito difundida de que as pessoas boas sofrem mais e nada conseguem. Ao contrário: as pessoas tornam-se más por não conseguirem administrar seus sofrimentos, e são essas as que nada conseguem. Muita gente confunde passividade e falta de iniciativa com bondade, quando esses atributos geralmente expressam covardia e preguiça. A luta por ideais e objetivos não é uma violência, mas o exercício de nossa dignidade.

2 comentários:

Zulma disse...

Dr. Py, o sr. não acha que enxergamos no outro somente aquilo que temos dentro de nós?

Ex: uma pessoa invejosa sempre acha que é invejada. Uma pessoa maldosa sempre acha que os outros estão sendo maldosos com ela e por aí vai...
Observo muito isso. É impressionante como as pessoas se espelham no outro e tiram conclusões absurdas.
Tive uma funcionária na minha casa que tinha um discurso muito moralista e vivia dizendo que as amigas dela tinham uma vida dupla etc...e tal. Posteriormente foi descoberto que quem tinha vida dupla era ela e há muitos anos.
Não é demais?
Não entendo esse mecanismo...
Abs

Luiz Alberto Py disse...

Em psicologia este mecanismo tem até um nome de tão comum que é. Chama-se: identificação projetiva ou projeção. Mas não é somente o que enxergamos nos outros. Vemos também coisas que têm a ver com eles mesmos.O fato de ver um defeito em uma pessoa não quer dizer que você tenha tal defeito.
Abraços.