30/12/2010

O SEGREDO DA FELICIDADE

Tenha ou não uma religião e seja ela qual for, todos estamos procurando melhorar alguma coisa em nossa vida. É a busca da felicidade. Muitas pessoas acreditam, e eu também, que a busca da felicidade é o significado mais importante para nossa existência.

A felicidade existe mas não do jeito que costumamos imaginar. O segredo da felicidade consiste em nos satisfazermos com o que conseguimos e não ficar desejando o impossível. Quem imagina que para ser feliz precisa atender determinadas condições como ser rico, bonito, ter amigos, estar casado, começa a criar barreiras que se interpõem entre ele e a felicidade.

Outra questão importante no que se refere à felicidade reside na diferença entre felicidade e sofrimento. Dentro de uma situação de sofrimento podemos continuar felizes. Sofrer faz parte inevitável da vida; constantemente estamos passando por momentos de dor ou aflição. Porém, a felicidade deve estar acima disto. Ser feliz não exige que se viva uma situação de ausência de sofrimentos e de dificuldades. Ao contrário, seremos mais felizes se soubemos que nossa estrutura emocional nos capacita a enfrentar a dor sem perder a alegria de viver e mantendo a capacidade de nos encantarmos com as maravilhas da vida.

Nenhum comentário: