11/08/2010

AMOR E MATURIDADE

Pessoas maduras, por já terem vivenciado algumas desilusões amorosas, aprenderam a valorizar as maravilhas da paixão, sua raridade e preciosidade. Aprenderam também a aceitar melhor os inevitáveis contratempos amorosos. As dificuldades sexuais - a impotência masculina e a frigidez feminina - são geralmente administradas com naturalidade e sem grandes angústias. Questões de infidelidade podem ser enfrentadas com tranquilidade e compreensão.
A vida amorosa sempre tem seus altos e baixos. Ser maduro é justamente saber aproveitar o lado positivo da relação sem se deixar abalar em demasia pelas dificuldades. É essa sabedoria que faz com que os mais velhos consigam viver o amor sem sobressaltos, colhendo os maravilhosos frutos da relação. Eles não tem o sentimento de urgência que marca os jovens, nem a inseguança que dificulta e em alguns casos até impossibilita o amor.

Quem já viveu bastante teve oportunidade de aprender que dores e sofrimentos fazem parte de qualquer relação.
Costumo dizer que para viver um grande amor é melhor ter a calma e a paciência dos mais velhos do que a afobação dos jovens. As pessoas maduras aprimoraram a capacidade de escolher bem o parceiro. Elas sabem que não devem escolher aquele que mais entusiasma, e sim a pessoa que as torna melhores. Muito além de excitar e seduzir, o parceiro ideal é aquele que traz à tona o melhor de nós mesmos.

Nenhum comentário: