19/07/2010

SONHAR O SONHO POSSÍVEL

Todas as realizações humanas começam por um sonho. Os jovens precisam sonhar os seus futuros amorosos e profissionais. Um segredo é procurar nas lembranças do passado quais os sonhos que tiveram e, com calma, escolher o sonho de seu futuro. Como isso pode vir a ser a escolha mais importante da vida, vale a pena ser feita de forma cuidadosa e exigente. Depois, deve-se marcar um prazo, porque um sonho com prazo se torna um projeto. Um bom recurso consiste em imaginar-se no futuro, realizado; e depois imaginar, a partir desse futuro, que se está revendo o passado e o caminho que foi percorrido para se chegar ao sucesso. Esse caminho deve ser seguido com determinação.

Por vezes, passamos por períodos em que estamos consumidos pelo excesso de trabalho e sonhando com uma vida amena, sem esforços nem dificuldades. Convém lembrar que a vida é difícil para todos nós e exige uma constante disciplina. Saber disto não torna as coisas mais fáceis, mas nos ajuda a perceber que a dificuldade não tem importância simplesmente porque não há nenhuma razão pela qual a vida deveria ser fácil. A vida é uma seqüência de problemas e nossa atitude pode variar entre nos queixarmos deles ou enfrentá-los. Precisamos nos organizar para tornar realidade nossos sonhos e projetos, e assim oferecer a nós mesmos alegria e felicidade

O artista, para seguir sua vocação, tem que aprender a abrir mão do desejo de agradar aos outros e até mesmo a si próprio. A busca da qualidade artística necessita de uma total independência. Não gostar da própria arte costuma ser a manifestação de uma exigência e de uma ambição que podem se traduzir numa busca de aperfeiçoamento e de excelência incessante.Isto leva ao progresso, desde que não se permita que a exigência seja paralisante.

Nenhum comentário: