27/07/2010

SOLTANDO AS AMARRAS

Todos estamos familiarizados na prática com o que os cientistas chamam de lei de causa e efeito. Ao observarmos um acontecimento sabemos que existe alguma coisa causando-o. Isto vale para tudo, desde os fatos mais simples como saber que se um objeto se movimenta é porque algo o impulsiona, até entender as sutilezas da conduta humana e conseguir compreender por que determinada pessoa reage da maneira como o faz. Porém, algumas pessoas, embora capazes de entender perfeitamente a lei da causa e efeito quando relacionada aos fenômenos físicos, não conseguem entendê-la quando aplicada ao comportamento humano. Estes sempre se surpreendem quando as pessoas não reagem como eles esperam e não entendem os motivos do comportamento alheio.

Geralmente, os que não conseguem prever com acerto as atitudes dos outros – principalmente na relação pessoal com eles – são os que tem dificuldade para demonstrar consideração pelos seus semelhantes. Aqueles que não valorizam as pessoas com as quais convivem tem enorme dificuldade em se identificar com elas e prever seus comportamentos. Esta falha na formação pode vir a ser corrigida, desde que haja desejo de se tornar melhor e empenho para aprender a prestar atenção aos outros e ter para com todos o necessário respeito.

Normalmente, esse tipo de atitude se relaciona com um sentimento de insegurança que leva algumas pessoas a fugirem da aventura de viver. Amedrontados, procuram repetir sempre as mesmas situações e se afastam da convivência mais intima com os outros, ficando então com dificuldade para entender o comportamento alheio. A estas pessoas, convém lembrar que um barco no porto está seguro, mas não é para isso que foram construídos os barcos.

Nenhum comentário: