15/07/2010

OS DIFERENTES ESTÁGIOS DA FÉ

Existem várias maneiras diferentes de ter fé. A fé pode ser, por exemplo, mais ou menos cega, ou fanática; mais ou menos sensata, ou racional. Alguns pensadores desenvolveram estudos sobre diferentes características da fé e concluiram que o ato de ter fé passa por diversos estágios ou gradações, de quatro a seis dependendo do autor. Tais etapas podem, contudo, ser resumidas a três principais.
O primeiro, e mais frequente estágio de fé é o que podemos chamar de fé infantil. Caracteriza-se por uma atitude semelhante à da criança, que aceita tudo que o que lhe é dito sem discussão e sem questionamentos. Para as pessoas que vivem a fé neste estágio, a palavra do líder religioso assemelha-se a de um pai para seu filho e não está limitada por qualquer espécie de dúvida. As afirmações da religião ou seita adotada por elas são recebidas sem margem para nenhuma apreciação. A única atitude possível é a da submissão sem hesitação.Quem vive sua fé nesta gradação está sujeito a uma grande probabilidade de se tornar fanático.
Muitas pessoas passam a vida inteira desta forma, sem possibilidade de evolução, oscilando entre graus maiores e menores de fanatismo de acordo com as circustâncias de sua vida. Em geral são pessoas com pouca capacidade para pensar e para questionar. Muitos outros, porém, movem-se para o estágio seguinte, que pode ser designado como estágio de fé adolescente.

Nenhum comentário: